Qualidade

Essa é a nossa referência.

Farmacovigilância

O que é Farmacovigilância?

A Farmacovigilância surgiu com o propósito de acompanhar a presença do medicamento no mercado com o intuito de garantir o seu uso racional e seguro.

Trata-se de um sistema que cuida das informações de segurança dos medicamentos comercializados. Tendo como objetivo detectar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos, reações adversas, uso off-label (utilização não preconizada em bula) ou qualquer outro problema relacionado ao uso de medicamentos.

O Sistema de Farmacovigilância permite monitorar os produtos utilizados na prática diária para identificar reações adversas previamente desconhecidas, avaliar o risco-benefício dos produtos a fim de determinar se alguma ação é necessária para melhorar o uso seguro (desde atualização das informações da bula até a retirada do medicamento do mercado, quando este não é considerado seguro) e manter os usuários informados visando garantir o uso seguro e eficaz de seus medicamentos.

O que é evento adverso?

Qualquer ocorrência médica indesejável que ocorra a um paciente durante tratamento com um medicamento, mas que não tenha necessariamente uma relação causal com este tratamento. Um evento adverso pode ser considerado como uma suspeita de reação adversa a um medicamento.

O que é reação adversa?

Qualquer resposta a um medicamento que seja prejudicial, não intencional e que ocorra em doses normalmente utilizadas no ser humano para profilaxia, diagnóstico, ou tratamento de doença, ou para modificação de uma função fisiológica.

Importância da Farmacovigilância?

Os medicamentos necessitam de comprovação clínica e científica para serem administrados com segurança aos pacientes. Para que essa comprovação ocorra, são realizados estudos clínicos em um grupo significativo de pacientes com o objetivo de avaliar os benefícios e os riscos que um produto pode oferecer após o início de sua comercialização. Quando esses estudos demonstram que os benefícios superam os riscos, o produto é disponibilizado para o tratamento ou prevenção de alguma doença. Cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovação final para o início das vendas.

Como notificar?

A Halex Istar preocupada em garantir a segurança e eficácia de seus produtos, recebe relatos espontâneos de eventos e reações adversas de consumidores e profissionais da saúde. Essas informações são confidenciais e de grande importância para a empresa.

Se você, usuário de medicamentos Halex Istar ou profissional de saúde, está apresentando ou acompanhando alguma reação adversa durante tratamento com um de nossos medicamentos, solicitamos que preencha os campos abaixo com o maior número possível de informações. Se preferir, entre em contato com o Setor de Farmacovigilância pelo site preenchendo o nosso cadastro, pelo telefone 0800 646 6500 ou e-mail: qualidade@halexistar.com.br.

Quanto mais informações fornecidas, melhor avaliaremos os casos. No entanto, as seguintes informações são essenciais para o relato:

  • Identificação do paciente (pelas iniciais, sexo ou idade);
  • Contato do profissional de saúde notificador ou paciente;
  • Identificação do relator (nome completo);
  • Produto envolvido ;
  • Descrição do evento adverso ocorrido.


Para notificar CLIQUE AQUI
Qualidade

Notícias

Receba nossos informativos
HalexIstar
Quem Somos Responsabilidade Profissional da Saúde Imprensa
Nossa História Missão e Visão Nossos Valores Localização Ambiental Fiscal Canal de Comunicação Exclusivo do Colaborador Cadastre-se Notícias

SAC 0800 646 6500

Rodovia BR 153 Km 03, Chácara Retiro, Conjunto Caiçara
Fone: +55 (62) 3265-6500
Fax: +55 (62) 3265-6505
CEP: 74.775 — 027 , Goiânia, Goiás – Brasil.

ILION.com.br