Sobre nós

Farmacovigilância

Acompanhar o medicamento para garantir o seu uso racional e seguro.

Notificar

Halex Istar

O que é Farmacovigilância?


É a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos, para garantir que os benefícios do seu uso sejam maiores que os riscos por eles causados.

Evento adverso?

Trata-se de qualquer ocorrência médica desfavorável que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, mas que não possui, necessariamente, relação causal com esse tratamento. Os eventos adversos podem ser causados por desvios da qualidade de medicamentos, inefetividade terapêutica, erros de medicação, uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro, uso abusivo, intoxicações e interações medicamentosas.

Reação adversa ao Medicamento

A reação adversa ao medicamento (RAM), refere-se a qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas para profilaxia, diagnóstico ou terapia de doenças. No conceito de RAM pode-se observar a existência de uma relação causal entre o uso do medicamento e a ocorrência do problema. A RAM é considerada, assim, um tipo de evento adverso.

Erro de Medicação

Qualquer evento evitável que pode causar ou levar a um uso inapropriado de medicamentos ou causar dano a um paciente, enquanto a medicação está sob o controle dos profissionais de saúde, pacientes ou consumidores. Este evento pode estar relacionado com a prática profissional, procedimentos e sistemas, incluindo prescrição, orientações verbais, rotulagem, embalagem e nomenclatura de produtos industrializados e manipulados, dispensação, distribuição, administração, educação, monitorização e uso. O erro de medicação pode ocasionar um evento adverso ao paciente.

Importância da Farmacovigilância

Através do sistema de farmacovigilância a Halexistar é capaz de identificar possíveis problemas relacionados ao uso de medicamentos de forma efetiva e oportuna, a fim de prevenir ou minimizar eventuais danos à saúde dos indivíduos.

Dentre os objetivos mais importantes da farmacovigilância destaca-se a detecção de reações adversas desconhecidas e interações; detecção do aumento da frequência das reações adversas conhecidas; identificação dos fatores de risco e os possíveis mecanismos de desenvolvimento de reações adversas; estimação dos aspectos quantitativos de análise benefício/risco e disseminação da informação necessária para promover a prescrição e regulação dos fármacos.

Estas medidas em conjunto, tem como metas o uso racional e seguro de medicamentos; o gerenciamento, comunicação dos riscos e benefícios dos fármacos no mercado e Educação e informação aos pacientes.

Se você, usuário de medicamentos Halex Istar ou profissional de saúde, está apresentando ou acompanhando algum evento adverso durante tratamento com um de nossos medicamentos, solicitamos entre em contato com o Setor de Farmacovigilância pelo site preenchendo o nosso formulário, pelo telefone 0800 646 6500 ou e-mail: sac@halexistar.com.br.